23 de set. de 2014

Dislexia

Um estudo publicado online na revista Psychological Science revelou que a matéria branca no cérebro é crucial para o desenvolvimento de habilidades de leitura na fase da primeira infância, sugerindo a possibilidade de usá-lo como uma ferramenta para detectar dificuldades de aprendizagem, como a dislexia.

Para o estudo, os pesquisadores envolvidos 38 kindergarteners e examinou seu cérebro com a ajuda de exames como eles estavam aprendendo a ler formalmente na escola. O desenvolvimento da matéria branca nessas crianças foi monitorado até a sua terceira série. Hemisfério esquerdo substância branca na região temporo-parietal logo atrás e acima da orelha esquerda - pensado para ser importante para a linguagem, leitura e fala - foi altamente preditivo de aquisição da leitura, os pesquisadores descobriram.

De acordo com Fumiko Hoeft, um autor sênior e professor associado da Universidade da Califórnia, San Francisco em os EUA, o desenvolvimento da substância branca durante um período crítico na vida de uma criança, quando começam a escola e aprender a ler pela primeira vez, prediz quão bem a criança acaba leitura.

Os médicos costumam usar medidas comportamentais de prontidão leitura para avaliação da capacidade. Outras medidas, como a capacidade cognitiva, habilidades linguísticas iniciais, medidas do ambiente, tais como status sócio-econômico e se há um membro da família com problemas de leitura ou dislexia são fatores iniciais comuns usados para avaliar o risco de desenvolver dificuldades de leitura.

http://www.thehealthsite.com/news/tracking-white-matter-development-in-the-brain-could-spot-dyslexia-in-kids/

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